TrueGrit - MixedGrit Halftone 2a.tif

bienal publica! saramago

(publicação de livro)

caio zero.png
[ trecho da obra de caio zero ]
Sobre o projeto

Em celebração ao centenário do nascimento do escritor José Saramago, o Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, em parceria com o Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, promovem concurso nacional de histórias em quadrinhos (HQs), ou banda desenhada em Portugal, com o projeto Bienal Publica! Saramago. 

Foram selecionadas 15 HQs inéditas de artistas brasileiros, de até quatro páginas cada uma, para compor uma publicação impressa, com a curadoria dos quadrinistas Luli Penna (Brasil) e Filipe Melo (Portugal). A escolha dos artistas das duas nacionalidades representa o compromisso do Camões Brasília em fortalecer a cooperação entre os países para a promoção da cultura e da língua portuguesa.

Por ser uma edição especial em homenagem a Saramago, as criações submetidas ao concurso dialogam com o tema, sendo inspiradas na obra e/ou vida do autor, não necessariamente restrito à adaptação de um de seus textos.

De modo a garantir a inclusão e visibilidade de novos artistas, dentre o total de selecionados, oito são artistas iniciantes. A publicação impressa terá distribuição gratuita, com tiragem de 1.000 exemplares, pela Bienal de Quadrinhos, além da divulgação de sua versão digital. O lançamento está previsto para setembro de 2022.

Desde 2016 inserido no escopo de ações da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, o projeto Bienal Publica! visa selecionar, através de edital público e aberto para artistas de todo o território nacional, trabalhos artísticos lançados em publicação coletiva, editada e distribuída pela Bienal. Neste ano, em edição especial, o projeto se une às iniciativas do Camões Brasília para celebrar o centenário de José Saramago.

Ficha técnica

Coordenação de produção Gilmar Kaminski

Produção executiva Greice Barros e Luciana Falcon

Curadoria Luli Penna (BR) e Filipe Melo (PT)

Projeto gráfico e diagramação Adriana Alegria

Revisão textual Cristiano Castilho

Realização Camões - Centro Cultural Português em Brasília e Bienal de Quadrinhos

Produção Flutua Produções e Núcleo Produção, Cultura e Desenvolvimento

Cooperação UNESCO Brasil

Parceria Festival Literário Internacional de Poços de Caldas