dezembro
(espetáculo teatral)
Sobre o projeto
O espetáculo "Dezembro" estreou em abril de 2019 no Museu Oscar Niemeyer, integrando a Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba, seguindo temporada de 21 apresentações no Teatro José Maria Santos.
Dezembro se passa num futuro próximo, onde o Chile está travando uma guerra contra o Peru e a Bolívia. Em Santiago, na véspera de Natal, o soldado Jorge e suas irmãs, Paula e Trinidad, discutem sobre política, nacionalismo e família, pois ele deve se apresentar ao exército no dia seguinte e voltar para o campo de batalha. As irmãs, gêmeas entre elas e ambas grávidas, discordam radicalmente sobre o que ele deve fazer: fugir ou lutar. Ao longo da noite, recebem algumas visitas inusitadas, descobrem segredos entre eles e a discussão culminará na decisão de Jorge.
Com três atores em cena: Alan Raffo, Fernanda Fuchs e Ludmila Nascarella, Dezembro é uma obra potente que trata de assuntos graves como a xenofobia, a solidariedade, a guerra e os estados de exceção. Uma comédia ácida que convida o público a invadir a intimidade desta família e a refletir sobre questões tão pungentes ao nosso presente. O texto, traduzido pelo diretor Diego Fortes, é considerado pela crítica internacional como um dos mais provocativos e relevantes do teatro latino-americano recente.
Essa foi a terceira obra latino-americana que Diego Fortes montou em menos de um ano: em 2018 encenou Molière da mexicana Sabina Berman, que conta com Matheus Nachtergaele no papel-título e também Poses para Dormir, da argentina Lola Arias, ambas obtendo sucesso de público.
Ficha técnica
Texto Guillermo Calderón
Tradução, direção e sonoplastia Diego Fortes
Elenco Alan Raffo, Fernanda Caldas Fuchs e Ludmila Nascarella
Iluminação Nadja Naira
Assistência de iluminação Elisa Ribeiro
Operação de luz Augusto Ribeiro
Cenário Guenia Lemos
Cenotecnia Samuel Amorim e Johne Rodrigues - Drig's Artes e Jesmiel - Boogiganga Shop
Figurino Maureen Miranda
Direção de produção Isadora Flores
Produção executiva e gestão de projeto Gilmar Kaminski
Direção de comunicação Luísa Bonin - Platea Comunicação e Arte
Programação visual blanc.ag
Fotos Eika Yabusame - E-photos e Luísa Bonin
Realização A Armadilha
Produção Flutua Produções e Isadora Flores | Produtora
Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura — Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.