TrueGrit - MixedGrit Halftone 2a.tif

histórias e retratos da feira do largo

(pesquisa e publicação de livro)

24112019-XT2C0021(Maria).jpg
[ foto: carolina castanho ]
Sobre o projeto

"Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem" prevê a pesquisa e produção de materiais inéditos em texto e imagem, captando histórias e retratos dos feirantes que formam a Feira do Largo da Ordem (Curitiba-PR), reconhecida como Patrimônio Imaterial de Curitiba. Estima-se que sejam coletadas cerca de 48 narrativas, resultando na publicação do boletim Casa Romário Martins, com uma tiragem inicial de 1.000 exemplares que contarão com distribuição gratuita.

 

Buscando documentar as origens e histórias contextualizadas pela feira, o projeto tem como objetivo principal escutar a voz e garantir o protagonismo de quem a mantém viva, os feirantes. O interesse é de coletar relatos de trajetórias de vidas de seus integrantes através de entrevistas etnográficas, um método de pesquisa muito presente no fazer antropológico. Intrínseca às vivências narradas pelos feirantes, poderemos ter acesso às diversas passagens e leituras desta manifestação cultural tão importante para a cidade.

 

Além da publicação física, o material proveniente deste trabalho será disponibilizado em formato de ebook no website do projeto, de forma a ser amplamente divulgado a fim de aumentar o alcance e a democratização de acesso ao produto cultural e, mais profundamente, às histórias que permeiam as ruas do Centro Histórico de nossa cidade. Neste mesmo site será apresentada uma exposição virtual com o resultado das pesquisas, assim como através das redes sociais do projeto, espaço que receberá atualizações no decorrer de toda sua realização.

 

É inevitável ressaltar a importância da realização deste projeto, uma vez que a Feira do Largo da Ordem é uma manifestação cultural de irrefutável importância para a cidade de Curitiba, e que ainda apresenta escassez de estudos acerca das histórias deste patrimônio, principalmente no que se refere aos sujeitos que constroem diariamente o movimento: os feirantes. Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem tem como premissa principal a valorização e conservação da memória deste Patrimônio Cultural.

Ficha técnica

Idealização Carolina Castanho, Gilmar Kaminski e Luana Camargo

Pesquisa antropológica Luana Camargo

Pesquisa histórica Soraia Gatti

Fotografia Carolina Castanho

Direção de produção e gestão de projeto Gilmar Kaminski

Produção executiva Anna Carolina Azevedo

Assistência de produção Záire Osório

Revisão textual Ana Coralina

Projeto gráfico e diagramação Pablito Kucarz e Adriana Campos

Site SG Studio

Comunicação Platea Comunicação e Arte

Assessoria jurídica Carolina Wanderley - São Sebastião Cultura e Propriedade Intelectual

Realização Flutua Produções e Canô Produções

Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura — Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.