histórias e retratos da feira do largo
(pesquisa e publicação de livro)
Sobre o projeto
"Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem" prevê a pesquisa e produção de materiais inéditos em texto e imagem, captando histórias e retratos dos feirantes que formam a Feira do Largo da Ordem (Curitiba-PR), reconhecida como Patrimônio Imaterial de Curitiba. Estima-se que sejam coletadas cerca de 48 narrativas, resultando na publicação do boletim Casa Romário Martins, com uma tiragem inicial de 1.000 exemplares que contarão com distribuição gratuita.
Buscando documentar as origens e histórias contextualizadas pela feira, o projeto tem como objetivo principal escutar a voz e garantir o protagonismo de quem a mantém viva, os feirantes. O interesse é de coletar relatos de trajetórias de vidas de seus integrantes através de entrevistas etnográficas, um método de pesquisa muito presente no fazer antropológico. Intrínseca às vivências narradas pelos feirantes, poderemos ter acesso às diversas passagens e leituras desta manifestação cultural tão importante para a cidade.
Além da publicação física, o material proveniente deste trabalho será disponibilizado em formato de ebook no website do projeto, de forma a ser amplamente divulgado a fim de aumentar o alcance e a democratização de acesso ao produto cultural e, mais profundamente, às histórias que permeiam as ruas do Centro Histórico de nossa cidade. Neste mesmo site será apresentada uma exposição virtual com o resultado das pesquisas, assim como através das redes sociais do projeto, espaço que receberá atualizações no decorrer de toda sua realização.
É inevitável ressaltar a importância da realização deste projeto, uma vez que a Feira do Largo da Ordem é uma manifestação cultural de irrefutável importância para a cidade de Curitiba, e que ainda apresenta escassez de estudos acerca das histórias deste patrimônio, principalmente no que se refere aos sujeitos que constroem diariamente o movimento: os feirantes. Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem tem como premissa principal a valorização e conservação da memória deste Patrimônio Cultural.
Ficha técnica
Idealização Carolina Castanho, Gilmar Kaminski e Luana Camargo
Pesquisa antropológica Luana Camargo
Pesquisa histórica Soraia Gatti
Fotografia Carolina Castanho
Direção de produção e gestão de projeto Gilmar Kaminski
Produção executiva Anna Carolina Azevedo
Assistência de produção Záire Osório
Revisão textual Ana Coralina
Projeto gráfico e diagramação Pablito Kucarz e Adriana Campos
Site SG Studio
Comunicação Platea Comunicação e Arte
Assessoria jurídica Carolina Wanderley - São Sebastião Cultura e Propriedade Intelectual
Realização Flutua Produções e Canô Produções
Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura — Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.